Principais Termos do Excel – Excel Básico Aula 3

Vamos agora começar do começo (adoro redundâncias), explicando os principais termos do Excel, para que assim, possamos avançar tranquilamente pelas aulas seguintes. Então, bora lá!

Principais Termos do Excel

Olá, querido(a) leitor(a)!

No post de hoje (a 3ª aula do nosso curso básico de Excel), iremos aprender os principais termos do Excel, isto é, vamos começar a nos acostumar com a linguagem do programa. Dessa forma poderemos nos comunicar melhor nas próximas aulas e também o ajudará a entender melhor o funcionamento do software.



Principais Termos do Excel

Para explicar de forma mais lúdica como o Excel está estruturado, imagine um fichário escolar como esse:

fichário excel

Além do fichário, temos as divisórias que separam as matérias e os papéis onde colocamos o conteúdo.

1. Pasta de Trabalho

De forma análoga ao fichário, temos o nosso arquivo de Excel que chamamos de Pasta de Trabalho. Assim que iniciamos o programa, o nome dele pode ser visto na parte mais superior da tela, normalmente nomeado de Pasta1.

pasta_de_trabalho

2. Planilhas e abas

Assim como cada fichário tem as divisórias que separam as matérias, a pasta de trabalho possui abas que separam as planilhas. Dessa forma, as abas da pasta de trabalho são equivalentes às divisórias do fichário e o conjunto de folhas que compõe a matéria escolar corresponde a uma planilha.

As abas ficam localizadas no canto inferior esquerdo e a planilha é a tela quadriculada que ocupa todo o centro do arquivo onde iremos trabalhar.

Assim como usualmente colocamos o nome da matéria na aba da divisória do fichário, na aba da planilha também podemos nomeá-las. Usualmente, a primeira planilha se chama Planilha1 (no excel 2016).

planilha

3. Colunas e Linhas

Agora imagine as folhas de nosso fichário toda quadriculada. As folhas da planilha são exatamente assim, onde suas linhas verticais formam as colunas e as linhas horizontais formam as linhas.

folha-quadriculada 

 

E, analogamente, vamos imaginar que nossas folhas funcionem como um campo de batalha naval, onde as colunas são nomeadas por letras e as linhas, por números.

batalha naval

Dessa forma funcionam as planilhas do Excel. Suas colunas recebem letras em ordem alfabética, indo de A a XFD (versão 2016), resultando em 16.384 colunas. Já as linhas, recebem números inteiros que avançam de ordem crescente na vertical, indo de 1 a 1.048.576.

Ficou com vontade de jogar uma partida de batalha naval? Olha aqui Battleship Game!

3. Célula

No excel, cada retângulo formado pelo cruzamento de uma linha e uma coluna é chamado de célula. Nelas podem ser armazenadas informações como texto, número ou fórmulas. O endereço de uma célula, assim como na batalha naval, é a junção da letra da coluna e o número da linha. Ex.: A1 – que é a primeira célula da planilha.

Quando uma determinada célula está selecionada, chamamos de Célula Ativa!

celula ativa

Rs… ok, não essa célula ativa aí de cima, a célula ativa da nossa planilha aparece com uma borda em volta e um quadradinho no canto inferior direito chamado Alça de Preenchimento (veremos mais pra frente). A coluna e a linha respectiva da célula ativa também ficam destacadas e o endereço da célula (no caso A1) aparece numa caixinha acima das letras das colunas.

célula ativa Excel

Recaptulando

Nesse artigo vimos os principais termos do Excel através de uma analogia com fichários escolares. São eles:

  • Pasta de Trabalho: Cada arquivo criado no Excel. Inicialmente vem nomeada como Pasta1.
  • Planilha: Cada tela formada de linhas numeradas (1.048.576) e colunas com letras (16.384), separadas por abas.
  • Guia Inferior com Abas: Cada aba representa uma planilha. Inicialmente vem nomeada por Planilha 1.
  • Colunas: Espaço entre duas linhas verticais. São representadas por letras em ordem alfabética.
  • Linhas: Espaço entre duas linhas horizontais. São representadas por números inteiros em ordem crescente.
  • Células: Cada retângulo formado pelo cruzamento de uma linha e uma coluna. Nelas podem ser armazenadas informações como texto, número ou fórmulas. O endereço de uma célula é a junção da letra da coluna e o número da linha. Ex.: A1 – que é a primeira célula da planilha.
  • Célula Ativa: Célula selecionada.

principais termos Excel

Agora é sua vez!

 

Comenta aí se a aula te ajudou ou se ficou alguma dúvida.

Com a sua participação, o blog cresce!

Assista também nossas aulas no canal: Tudo com Excel

Curta nossa fanpage no Facebook

Perdeu as primeiras aulas?

Veja o índice abaixo:

Works with AZEXO page builder